Engenheiros sem Fronteiras - Nucleo Rio das Ostras Logo

Nossos projetos

Conheça os projetos desenvolvidos pelo nosso núcleo.

Eixos de atuação

Por diretrizes do Engenheiros Sem Fronteiras - Brasil (ESF-Brasil), os núcleos desenvolvem os projetos de acordo com 4 eixos de atuação:

Educacional: Voltados à capacitação técnica profissional, melhoria no ensino, formação interpessoal de estudantes de engenharia e ações de conscientização.

Gestão e Empreendedorismo: Relacionados com e organização e ferramentas de gestão de instituições, através do fomento a práticas e atividades empreendedoras.

Infraestrutura e Assistência Básica: Com foco em amenizar as necessidades do indivíduo e da infraestrutura de instituições, como arrecadações de alimentos e roupas, pintura, reformas e projetos hidrossanitários.

Sustentabilidade: Voltados ao uso eficiente dos recursos como aquecimento solar, reaproveitamento de água, reciclagem e destinação de resíduos, hortas comunitárias e tratamento de água e esgoto.
Nosso núcleo contribui com as metas do milênio da ONU e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Por diretrizes do Engineers Without Borders (EWB) e através do Pacto Global, desenvolvemos nossos projetos de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esses são uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas: “Transformando o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.
ODS Onu

Nossos projetos

Os projetos desenvolvidos se baseiam nos quatro eixos abaixo, clique e acesse alguns exemplos de trabalhos desenvolvidos pelo nosso núcleo:

Projeto Semear

Projeto Semear

O projeto teve como objetivo a criação de um espaço de convivência sustentável na E. M. Padre José Dilson Dórea, com bancos de pallet e pneus, hortas na garrafa PET e outras iniciativas de reciclagem.

As atividades foram feitas de forma colaborativa, envolvendo tanto os alunos quanto os professores, semeando novas ideias dentro da escola.

Projeto ECO

Projeto ECO

O projeto teve como objetivo principal a implementação da metodologia 5S no Colégio Costazul. Durante a execução do projeto o grupo teve contato direto com todos os funcionários e grande parte dos alunos do colégio. Os voluntários realizaram oficinas para os alunos, pais e funcionários buscando conscientizar e instruir a aplicação dessa metodologia que melhora a qualidade de vida e a saúde no ambiente escolar e de trabalho.

Projeto Frutificar

Projeto Frutificar

O projeto teve como objetivo analisar as necessidades da Pessoa Com Deficiência para proposição de politicas públicas no município. O trabalho foi realizado através de uma pesquisa de campo utilizando a ferramenta Mapa da Empatia. O estudo realizado permitiu que o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMDEF-RO) desenvolva e planeje políticas públicas e programas setoriais para o atendimento da pessoa com deficiência, além de propor e incentivar a elaboração de estudos e pesquisas que objetivem a melhoria da qualidade de vida dessa parcela da população.

Projeto PIPOCA

Projeto PIPOCA

O projeto buscou despertar o empoderamento dos jovens e crianças atendidos pelo Centro Integrado de Convivência (CIC) sobre as possibilidades futuras de estudo, mercado de trabalho e conhecimentos gerais por meio de atividades dinâmicas, divertidas e esportivas.

Construção do CES

Construção do CES

Com um financiamento do Instituto MRV, foi construído o CES (Centro de Educação Para a Sustentabilidade). Utilizando uma técnica simples e barata de bioconstrução chamada hiperadobe, o espaço tem como objetivo promover um ambiente de oficinas educacionais lúdicas e tecnológicas para os jovens e crianças atendidas em nossos projetos.

Desde a sua construção o CES tem funcionado como um espaço interativo no qual esses jovens e crianças têm a oportunidade de protagonizar a criação de soluções sustentáveis para sociedade de forma multidisciplinar, gerando diversos resultados positivos para um aprendizado mais efetivo.

Bioconstrução Na Prática

Bioconstrução Na Prática

Em paralelo à construção do CES, oferecemos gincanas, visitas à obra e workshops aos alunos da rede pública de ensino, às crianças e jovens atendidos pelo CIC (Centro Integrado de Convivência) e aos jovens em medidas socioeducativas atendidos pelo CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social).

Os temas abordados foram: sustentabilidade, bioconstrução e reciclagem.

CIC no RIO

CIC no RIO

A ação promoveu a viagem dos adolescentes atendidos pelo CIC (Centro integrado de Convivência) até a Casa da Descoberta, que é o centro de divulgação de ciência da UFF, e ao FabLab Plástico Precioso, um laboratório de reciclagem automatizado, onde eles puderam expandir os horizontes e ampliar o contato com a ciência e tecnologia.

Campanha do Agasalho 2019

Campanha do Agasalho 2019

A ação buscou arrecadar roupas de frio e cobertores para distribuir para pessoas em situação de rua em Rio das Ostras.

Foi arrecadado mais de 100 peças de roupa além dos cobertores. As doações foram entregues no centro da cidade, onde há maior número de pessoas nessas condições.

Ciências nas Escolas

Ciências nas Escolas

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Rio das Ostras, o projeto promoveu uma série de Feiras de Ciências nas escolas municipais da cidade, apresentando aos alunos diferentes projetos de ciência e de física de maneira prática e lúdica, aproximando-os ainda mais da educação.

Ilha da Leitura

Ilha da Leitura

A ação buscou arrecadar materiais didáticos e livros infantis para criar um espaço de leitura aconchegante na Casa da Criança de Rio das Ostras.

Com o novo espaço voltado para leitura, as crianças puderam se aproximar dos livros e desenvolver ainda mais aimaginação.

Natal Sem Fronteiras

Natal Sem Fronteiras

A ação buscou transformar a noite de Natal de pessoas em situação de rua em Rio das Ostras. Os voluntários prepararam marmitas natalinas para a ceia e confeccionaram kits de higiene pessoal e de roupas para cada um dos atendidos. O encontro aconteceu na Casa Sorriso e pudemos contar com o Instituto Embelleze, que ofereceu corte de cabelo e barba à todos que estavam presentes

Programa 5S

Programa 5S

O primeiro projeto realizado pelo núcleo teve como objetivo transformar uma sala inutilizada na E. M. Nilton Balthazar em uma sala multiuso onde os alunos poderiam desenvolver atividades em um lugar além da sala de aula.

O projeto teve como base a metodologia 5S, onde os professores e alunos foram treinados para manter o novo espaço sempre limpo e organizado.